Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > MOD_Geral > A Prefeitura Municipal de Parelhas publicou, o decreto n° 067/2022
Início do conteúdo da página

O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra

Escrito por Diego Dantas Leitão | Criado: Segunda, 21 de Novembro de 2022, 08h21 | Publicado: Segunda, 21 de Novembro de 2022, 08h21 | Última atualização em Segunda, 21 de Novembro de 2022, 08h21

A Prefeitura de Parelhas, através da Secretaria de Assistência Social, do Trabalho e da Habitação, traz a importância desta campanha, fomentando a informação e também a prioridade de um tema transversal como a conscientização da igualdade e o respeito aos povos e a cultura afro-brasileira.
"O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na Região Nordeste do Brasil, 20 de novembro tornou-se a data para celebrar e relembrar a luta dos negros contra a opressão no Brasil.
Com a redemocratização do Brasil e a promulgação da Constituição de 1988, vários segmentos da sociedade, inclusive os movimentos sociais, como o movimento negro, obtiveram maior espaço no âmbito das discussões e decisões políticas. A participação desses grupos no cenário político deu certo resultado, sendo aprovadas medidas que tinham como proposta promover certa reparação histórica.
Entre essas medidas, podemos destacar a lei de preconceito de raça ou cor (nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989) e leis como a de cotas raciais, voltada para a educação superior, e, especificamente na área da educação básica, a Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que instituiu a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira. Essas legislações preveem certa reparação aos danos sofridos pela população negra na história do Brasil. Por trás dessas leis, estão as iniciativas para acabar com o apagamento que os negros e a história e cultura dos africanos sofreram no Brasil."

registrado em:
Fim do conteúdo da página